quarta-feira, 4 de maio de 2011

RECADO IMPORTANTE!!!!!!!!!!


Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....






Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes, conhecidos e alunos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
Principalmente aos nossos professores e alunos.
Abraço!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

PLANO DE AULA UTILIZANDO QUADRINHOS


Ideia para trabalhar produção de texto com seus alunos utilizando o aplicativo Calc ou Excel no laboratório de informática.


Objetivos:


- Complementar histórias em quadrinhos com textos simples;
- Apreciar a leitura de gibis;
- Apropriar-se da linguagem típica de histórias infantis e quadrinhos;
- Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na sequência de imagem disponibilizada no aplicativo calc ou excel;
- Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Numa turma já alfabetizada, pode-se trabalhar ordem da narrativa, personagens principais e secundários, a oralidade, e a produção de texto em balões por meio do discurso direto e ainda o discurso indireto;
- Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
- Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
- Explorar a variação linguística existente entre os personagens de Maurício de Souza;
- Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;


Metodologia:


- Através de história em quadrinhos sem as falas retirado da internet, criar a história de acordo com o entendimento;
- Digitar dentro a história dentro dos quadros observando a imagem;
- Cabe ao professor planejar a aula antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em quadrinho, com as características desse gênero textual.
- Este plano de aula, para ser desenvolvido em duplas no computador, promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com seu par opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
- Vale ressaltar ainda, que a ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos.

Recursos:

Laboratório de Informática, aplicatico calc com imagens e local para ser digitado o texto.

Outros softwares:

*Software HagáQuê
*Conexão Internet




Avaliação


- Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes ao sofware utilizado. Ao socializar as histórias com a turma, observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de imagens. Em cada história a criança perceberá um recurso extra que um colega utilizou diferente do seu. Isso propiciará que numa próxima atividade ela estará usando recursos extras, explorando sua criatividade e seu cognitivo.
- A cada nova história produzida pelo aluno, o professor perceberá os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos elementos da narrativa.
- Uma outra atividade que permite, que além de estar exercitando a escrita, permite que o aluno avalie seu crescimento, é o registro, num diário, de suas atividades em cada aula de Língua Portuguesa.
- Após produzir a história e imprimi-la, pode-se optar, por exibi-la em painel, ou criar um livro com todas as histórias e convidar outros alunos a ler a produção da turma.












Atividade desenvolvida por aluna do 3º ano do Ensino Fundamental.