terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro - Dia da consciência negra




Neste dia 20 de Novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra no Brasil. Esta data importante é dedicada à reflexão sobre o significante papel do negro na nossa sociedade brasileira.
Escolhida por coincidir com o dia da morte de um dos negros mais conhecidos na história brasileira, Zumbi dos Palmares, em 1695.
Mas se a escravidão foi algo tão triste, por que lembrarmos dela em 20 de novembro?
Nesse dia, o importante é lembrar da resistência do negro à escravidão e de entender que a cor da pele não nos faz diferentes uns dos outros.
Para isso, algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, que falam sobre o problema do auto-preconceito e outros assuntos que envolvem a comunidade negra, como, por exemplo, inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra.
Dica: aproveite este dia para apreciar as diferenças culturais e lembrar-se da igualdade dos seres humanos perante Deus. Respeite o próximo, independente de qualquer coisa. Foi assim que Deus nos ensinou.
“O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é Ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente” (Sabedoria 6, 7)

Fonte: <http://www.a12.com/blog/devotosmirins/dia-da-consciencia-negra-no-brasil>

terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





 


AQUI TEM MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação é a mesma Educação Integral?
O Programa Mais Educação integra os planos e as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, visando contribuir para a qualificação das aprendizagens escolares, diminuição das desigualdades educacionais e a valorização da diversidade cultural brasileira.
Para que o ambiente escolar se transforme num espaço onde a cultura local possa se relacionar e dialogar com os currículos escolares, é importante reconhecermos que as experiências educacionais se desenvolvem dentro e fora das escola e os parceiros pertencentes a comunidade também tem um papel relevante no processo ensino aprendizagem.