PROJETO FOLCLORE
ESCOLA
MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRA
GESTORA:
Ana Lúcia
Coordenadora
Geral: Neila Alves
Coordenadores
pedagógicos: Ivan, Cida e João Neto.
Período:
agosto de 2012
Público
Alvo: Educação Infantil e 1º ao 5º anos.
I – O FOLCLORE NA
CONSTITUIÇÃO:
Segundo a Constituição
Federal:
Art. 215: o estado
garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso
às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a
valorização e a difusão das manifestações culturais.
Art. 216: Constituem
patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais,
tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à
identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores
da sociedade brasileira nos quais se incluem:
I – as formas de
expressão;
II – os modos de
criar, fazer e viver;
III – as criações
científicas, artísticas e tecnológicas;
IV – as obras,
objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às
manifestações
artístico-culturais;
V – os conjuntos
urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico,
arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Portanto as
crenças, lendas, tradições e costumes são bens imateriais que
compõem o patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo
texto constitucional citado. Trata-se assim de bens imateriais
difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela ação
cível pública ( Lei 4.3/85)
II –
JUSTIFICATIVA:
O
Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo,
de sua nacionalidade e cultura, torna-se de fundamental importância
o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
O
Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações:
lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras,
provérbios e ditos populares, artesanato, frases de parachoque de
caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e
superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser
conhecidos.
Dia do Folclore 22 de
agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
O
folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo.
Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios
da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios
temores.
Conhecendo
o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim
passamos a
fazer,
parte de sua História.
III – OBJETIVOS
GERAIS:
● colocar os
alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
● levar ao
reconhecimento da importância do folclore na História de uma país
● estimular e
desenvolver a imaginação e a criatividade;
● incentivar o
gosto pela leitura, canto, dança
● apresentar
diversas manifestações do folclore brasileiro.
IV – ATIVIDADES:
As atividades serão
detalhadas – no planejamento de cada ano/série.
V – PÚBLICO ALVO:
O projeto destina-se a
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano)
VI – CULMINÂNCIA:
● Exposição
dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas,
dobraduras, fantoches, cartazes, teatros etc)
● Um mural de
textos no pátio da escola para todas as produções escritas feitas
pelos alunos.
● Utilização
do Laboratório de Informática aproveitando recursos como jogos,
programas de pintura, videos, produções de texto com aplicativos
writer e impress do OpenOfice e outros.
● Blog do
Folclore (criação de um blog para divulgação das atividades ou
divulgação no blog oficial da escola
http://escolamariadocarmoguirra.blogspot.com).
● Mural de Fotos
(expor fotos dos alunos em diferentes etapas do projeto) – pode ser
uma galeria na Internet ou no blog da escola.
● Realização
de uma Feira Cultural com comidas típicas das Regiões Brasileiras.
VII – RECURSOS
MATERIAIS:
- Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
- Laboratório de Informática Educacional;
- Software Jclik;
- Editor de Texto;
- Projetor de multimídia, TV e aparelho de DVD.
VII – REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
BARTELENGA, Míria
Azevedo de Lima, Projeto folclore, Núcleo de Tecnologia Educacional
– NTE Varginha/MG.
Disponível em:
<http://mirialima.files.wordpress.com/2010/08/projeto_folclore.pdf>
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRA
GESTORA: Ana Lúcia
Coordenadora Geral: Neila Alves
Coordenadores pedagógicos: Ivan, Cida, João Neto
Projeto: Interpretar e Ler para Crescer
Alunos atendidos; Educação Infantil ao 5º ano.
Duração: 8 meses
Período: 01/03 a 01/11/2012
JUSTIFICATIVA
Partindo do principio de que as histórias em geral são grandes aliadas no processo de alfabetização, a escola necessita trabalhar na extensão da leitura que a criança traz de seu mundo, mesmo sem estar alfabetizada, pois existem diferentes formas de leitura e interpretação. O incentivo às diversas leituras é de suma importância desde a educação infantil, passando para o ensino fundamental, considerando que a interpretação é um processo de construção de significação do texto, no qual o leitor passa a ser ativo capaz de: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, etc. Assim torna-se capaz de ultrapassar a simples decodificação, usando a leitura como prática social.
É comum presenciar depoimento de professores sobre alunos alfabetizados, porém não conseguem interpretar o que lê, assim surge a necessidade do professor desenvolver atividades atrativas que desenvolvam o letramento em seus alunos, isto é, despertar a leitura e a escrita como práticas sociais. Diante dessa realidade, faz-se necessário desenvolver um projeto literário que fuja das práticas repetitivas, cansativas e sem sentido, iniciando um processo de transformação na prática pedagógica, possibilitando o despertar prazeroso do mundo da leitura e preparando a criança para a leitura infanto-juvenil.
OBJETIVO GERAL
Despertar o hábito de ler por prazer, descobrindo o doce encantamento da literatura tornando-se um aluno letrado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar momentos de leitura como lazer.
- Estimular na criança o conhecimento literário:
- Trabalhar os valores de forma contextualizada;
- Tornar o aluno mais questionador e crítico;
- Desenvolver o hábito de leitura e interpretação;
- Trabalhar com a interdisciplinaridade;
- Promover debates, dramatização, relacionados, aos temas;
- Iniciar o contato com a literatura infanto-juvenil;
- Realizar interpretação de textos através de produções pessoais e coletivas com ilustrações;
- Dramatizar textos trabalhados em classe;
- Promover oficinas da nova reforma ortográfica;
- Interpretar e responder adivinhas;
- Recontar textos lidos;
- Desenvolver atividades de leitura nos diferentes projetos;
- Ler e escrever operações diversas;
- Introduzir as mudanças ortográficas de forma gradativa;
- Identificar a funcionalidade da leitura de diferentes textos do cotidiano.
METODOLOGIA
- Utilização de textos literários só com gravuras para produção de texto.
- Apresentação do projeto para os alunos;
- Músicas diversas;
- Confecção de frases de incentivo a leitura;
- Hora do conto e reconto;
- Self-service da leitura (cesta);
- Dramatizações de histórias com uso de fantoches e outros no teatro móvel;
- Leitura e interpretação de textos diversos (fábulas, contos, crônicas, clássicos...);
- Jornada de leitura (cartazes no pátio);
- Sacola literária (textos diversos);
- Estória dos lápis;
- Entrevistas;
- Produções de textos através de gravuras;
- Galeria dos autores;
- Pesquisas de assuntos diversos;
- Leitura compartilhada diária inter-classe;
- Estudo de vocabulários nos textos (sinônimo e antônimo);
- Utilização de jogos para desenvolver a leitura;
- Utilização de aparelho de som para CD’s de músicas e estórias infantis;
- Curtindo a leitura com estórias infantis;
- Caixa de linguagens;
- Apresentação de estórias infantis pelos docentes;
- Interpretação de situações problemas;
- Batata-quente (caixinha com frases ou textos pequenos);
- Textos enlatados;
- Declamações de poesias;
- Pesquisas;
- Advinhas;
- Provérbios;
- Paródias;
- Cartas enigmáticas;
- Utilização de rascunho como produção provisória do texto;
- Resumo ilustrado do texto lido;
- Mural para leitura coletiva;
- Visita de leitura – um convidado para ler na sala;
- Confecção e leitura de textos no TNT;
- Chá com poesias;
- Carrinho de leitura na escola;
- Palavra no balão para formar frases;
- Uma vez na semana parada de leitura;
- Apresentação teatral envolvendo o corpo docente da escola.
CULMINÂNCIA
- Exposição dos trabalhos desenvolvidos em classe, músicas, dramatizações de histórias infantis;
- Culminância parcial – literatura infantil 16 a 20/04
- Duas apresentações por dia após o intervalo;
- Haverá culminâncias parciais das atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos ao decorrer do período deste.
AVALIAÇÃO
* Será desenvolvida no decorrer do desenvolvimento deste projeto, observando se os discentes estão alcançando os objetivos propostos no mesmo.
* Este projeto contará com anexos de atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos.
BIBLIOGRAFIA
- PCN – Língua Portuguesa;
- SILVA, Zeneide e Célia Passos – Eu gosto Integrado.
- Martos Clorder Rivas – Viver e Aprender – Editora Saraiva.
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRAGESTORA: Ana Lúcia FrotaCoordenadora Geral: Neila AlvesCoordenadores pedagógicos: Ivan, Cida e João Neto.Água:A importânciapara nossas vidas.1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação da cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.2 – Justificativa: O trabalho com o tema “água, fonte de vida que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas a água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.3 – Problematização: Através das experiencias já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão aprendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.4 – Objetivos Gerais:- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam.
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentos e atitudinais;
- Compreender que a água parada é o local onde o mosquito Aedes Aegypti deposita seus ovos;
- Identificar os principais sintomas da dengue.
5 – Etapas previstas:- 1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
- 2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e analise dos mesmos;
- 3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de textos individuais;
- 4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
- 5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
- 6ª Etapa: trabalhar com uma música referente a água;
- 7ª Etapa: trabalhar os cuidados com a utilização da água no uso doméstico;
- 8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos: São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.7 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utiliza-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.8 – Bibliografia:- Dia-a-dia do professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto.
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio ambiente e saúde.