PROJETOS 2012




 PROJETO FOLCLORE


 


ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRA
GESTORA: Ana Lúcia
Coordenadora Geral: Neila Alves
Coordenadores pedagógicos: Ivan, Cida e João Neto.
Período: agosto de 2012
Público Alvo: Educação Infantil e 1º ao 5º anos.

I – O FOLCLORE NA CONSTITUIÇÃO:

Segundo a Constituição Federal:
Art. 215: o estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Art. 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem:
I – as formas de expressão;
II – os modos de criar, fazer e viver;
III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV – as obras, objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às manifestações
artístico-culturais;
V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Portanto as crenças, lendas, tradições e costumes são bens imateriais que compõem o patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se assim de bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela ação cível pública ( Lei 4.3/85)

II – JUSTIFICATIVA:

O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo, de sua nacionalidade e cultura, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de parachoque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.

Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a
fazer, parte de sua História.

III – OBJETIVOS GERAIS:

● colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
● levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de uma país
● estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
● incentivar o gosto pela leitura, canto, dança
● apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.

IV – ATIVIDADES:

As atividades serão detalhadas – no planejamento de cada ano/série.

V – PÚBLICO ALVO:

O projeto destina-se a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano)

VI – CULMINÂNCIA:

● Exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, cartazes, teatros etc)
● Um mural de textos no pátio da escola para todas as produções escritas feitas pelos alunos.
● Utilização do Laboratório de Informática aproveitando recursos como jogos, programas de pintura, videos, produções de texto com aplicativos writer e impress do OpenOfice e outros.
● Blog do Folclore (criação de um blog para divulgação das atividades ou divulgação no blog oficial da escola http://escolamariadocarmoguirra.blogspot.com).
● Mural de Fotos (expor fotos dos alunos em diferentes etapas do projeto) – pode ser uma galeria na Internet ou no blog da escola.
● Realização de uma Feira Cultural com comidas típicas das Regiões Brasileiras.

VII – RECURSOS MATERIAIS:

  1. Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
  1. Laboratório de Informática Educacional;
  1. Software Jclik;
  1. Editor de Texto;
  2. Projetor de multimídia, TV e aparelho de DVD.


VII – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


BARTELENGA, Míria Azevedo de Lima, Projeto folclore, Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE Varginha/MG.
Disponível em: <http://mirialima.files.wordpress.com/2010/08/projeto_folclore.pdf>







ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRA
GESTORA: Ana Lúcia
Coordenadora Geral: Neila Alves
Coordenadores pedagógicos: Ivan, Cida, João Neto


Projeto: Interpretar e Ler para Crescer


Alunos atendidos; Educação Infantil ao 5º ano.
Duração: 8 meses
Período: 01/03 a 01/11/2012

          JUSTIFICATIVA

Partindo do principio de que as histórias em geral são grandes aliadas no processo de alfabetização, a escola necessita trabalhar na extensão da leitura que a criança traz de seu mundo, mesmo sem estar alfabetizada, pois existem diferentes formas de leitura e interpretação. O incentivo às diversas leituras é de suma importância desde a educação infantil, passando para o ensino fundamental, considerando que a interpretação é um processo de construção de significação do texto, no qual o leitor passa a ser ativo capaz de: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, etc. Assim torna-se capaz de ultrapassar a simples decodificação, usando a leitura como prática social.
É comum presenciar depoimento de professores sobre alunos alfabetizados, porém não conseguem interpretar o que lê, assim surge a necessidade do professor desenvolver atividades atrativas que desenvolvam o letramento em seus alunos, isto é, despertar a leitura e a escrita como práticas sociais. Diante dessa realidade, faz-se necessário desenvolver um projeto literário que fuja das práticas repetitivas, cansativas e sem sentido, iniciando um processo de transformação na prática pedagógica, possibilitando o despertar prazeroso do mundo da leitura e preparando a criança para a leitura infanto-juvenil.

OBJETIVO GERAL

Despertar o hábito de ler por prazer, descobrindo o doce encantamento da literatura tornando-se um aluno letrado.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar momentos de leitura como lazer.
  • Estimular na criança o conhecimento literário:
  • Trabalhar os valores de forma contextualizada;
  • Tornar o aluno mais questionador e crítico;
  • Desenvolver o hábito de leitura e interpretação;
  • Trabalhar com a interdisciplinaridade;
  • Promover debates, dramatização, relacionados, aos temas;
  • Iniciar o contato com a literatura infanto-juvenil;
  • Realizar interpretação de textos através de produções pessoais e coletivas com ilustrações;
  • Dramatizar textos trabalhados em classe;
  • Promover oficinas da nova reforma ortográfica;
  • Interpretar e responder adivinhas;
  • Recontar textos lidos;
  • Desenvolver atividades de leitura nos diferentes projetos;
  • Ler e escrever operações diversas;
  • Introduzir as mudanças ortográficas de forma gradativa;
  • Identificar a funcionalidade da leitura de diferentes textos do cotidiano.

METODOLOGIA

  • Utilização de textos literários só com gravuras para produção de texto.
  • Apresentação do projeto para os alunos;
  • Músicas diversas;
  • Confecção de frases de incentivo a leitura;
  • Hora do conto e reconto;
  • Self-service da leitura (cesta);
  • Dramatizações de histórias com uso de fantoches e outros no teatro móvel;
  • Leitura e interpretação de textos diversos (fábulas, contos, crônicas, clássicos...);
  • Jornada de leitura (cartazes no pátio);
  • Sacola literária (textos diversos);
  • Estória dos lápis;
  • Entrevistas;
  • Produções de textos através de gravuras;
  • Galeria dos autores;
  • Pesquisas de assuntos diversos;
  • Leitura compartilhada diária inter-classe;
  • Estudo de vocabulários nos textos (sinônimo e antônimo);
  • Utilização de jogos para desenvolver a leitura;
  • Utilização de aparelho de som para CD’s de músicas e estórias infantis;
  • Curtindo a leitura com estórias infantis;
  • Caixa de linguagens;
  • Apresentação de estórias infantis pelos docentes;
  • Interpretação de situações problemas;
  • Batata-quente (caixinha com frases ou textos pequenos);
  • Textos enlatados;
  • Declamações de poesias;
  • Pesquisas;
  • Advinhas;
  • Provérbios;
  • Paródias;
  • Cartas enigmáticas;
  • Utilização de rascunho como produção provisória do texto;
  • Resumo ilustrado do texto lido;
  • Mural para leitura coletiva;
  • Visita de leitura – um convidado para ler na sala;
  • Confecção e leitura de textos no TNT;
  • Chá com poesias;
  • Carrinho de leitura na escola;
  • Palavra no balão para formar frases;
  • Uma vez na semana parada de leitura;
  • Apresentação teatral envolvendo o corpo docente da escola.

CULMINÂNCIA

  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos em classe, músicas, dramatizações de histórias infantis;
  • Culminância parcial – literatura infantil 16 a 20/04
  • Duas apresentações por dia após o intervalo;
  • Haverá culminâncias parciais das atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos ao decorrer do período deste.


AVALIAÇÃO

* Será desenvolvida no decorrer do desenvolvimento deste projeto, observando se os discentes estão alcançando os objetivos propostos no mesmo.
* Este projeto contará com anexos de atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos.




BIBLIOGRAFIA

  • PCN – Língua Portuguesa;
  • SILVA, Zeneide e Célia Passos – Eu gosto Integrado.
  • Martos Clorder Rivas – Viver e Aprender – Editora Saraiva.



    ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO GUIRRA
    GESTORA: Ana Lúcia Frota
    Coordenadora Geral: Neila Alves
    Coordenadores pedagógicos: Ivan, Cida e João Neto.



    Água:

    A importância

    para nossas vidas.


    1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação da cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

    2 – Justificativa: O trabalho com o tema “água, fonte de vida que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas a água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

    3 – Problematização: Através das experiencias já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão aprendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

    4 – Objetivos Gerais:

    • Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam.
    • Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
    • Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
    • Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
    • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
    • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentos e atitudinais;
    • Compreender que a água parada é o local onde o mosquito Aedes Aegypti deposita seus ovos;
    • Identificar os principais sintomas da dengue.

    5 – Etapas previstas:

    • 1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
    • 2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e analise dos mesmos;
    • 3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de textos individuais;
    • 4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
    • 5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
    • 6ª Etapa: trabalhar com uma música referente a água;
    • 7ª Etapa: trabalhar os cuidados com a utilização da água no uso doméstico;
    • 8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

    6 – Recursos didáticos: São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.

    7 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utiliza-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.


    8 – Bibliografia:

    • Dia-a-dia do professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto.
    • Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio ambiente e saúde.